segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O Retorno...


Conta a lenda da Fênix, um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e passado algum tempo renascia das próprias cinzas. A última vez que escrevi nesse blog foi em março de 2013, de lá pra cá muita coisa aconteceu na minha vida.

Praticamente, parei minha criação de abelhas sem ferrão. Das minhas mais de 250 caixas hoje tenho apenas 06 enxames de Jandaíra (melipona subnita), 04 Jatís (plebeia sp), 02 resistentes e teimosas Mandacaias (melipona mandacaia) da caatinga e 01 Cupira (partamona).

O que aconteceu? Muita coisa. Problemas no trabalho, problemas de saúde e acima de tudo, problemas pessoais. Enfim, 2013, resumidamente, não foi um ano bom pra mim e nem pra minhas abelhas. Mas há um ditado popular muito conhecido que diz: " o cair é do homem, mas o levantar é de Deus!"...

Como a Fênix, uma hora, por maior que seja a queda, por maior que seja o seu problema, nos devemos, confiando em Deus, sempre nos levantar. E aqui estou eu mais uma vez escrevendo neste espaço no intuito de continuar o meu trabalho inicial. 

Quando criei esse blog em 2009 minha intenção era divulgar o máximo de conhecimento possível aos amigos amantes dos insetos sociais sobre o fascinante mundo das abelhas sem ferrão, pois quase não havia nada sobre o assunto na internet. Através desse espaço fiz muitos amigos, conheci pesquisadores renomados, participei de muitos eventos acadêmicos e capacitei muito meliponicultores que até hoje nos enviam e-mails com as mais variadas dúvidas sobre esses animais que só fazem bem a humanidade.

Aos amigos, peço desculpas pela longa ausência e pela não liberação dos comentários e muitas vezes pela ausência de resposta de alguns e-mails com dúvidas sobre manejo, no decorrer dessa semana vou atualizando o blog e liberando os comentários que estão aguardando análise. Tenho algumas novidades interessantes, tenho certeza que todos vão gostar. A meliponicultura é um mundo, sempre há assunto a discutirmos e novos conhecimentos para aprendermos.

Confiando em Deus, voltarei a criar as minhas pequenas e especiais abelhas sem ferrão, mas dessa vez volto a criar procurando aquela paixão inicial que tinha pelas abelhas, procurando manter a criação como hobby, procurando aprofundar os conhecimentos ora adquiridos, sempre como atividade de lazer, pois essa sempre foi minha maior e melhor forma de se desligar do mundo e está diretamente em contato com Deus.

Amar os animais é amar o Criador.

att,

Mossoró, em 20 de janeiro de 2014.


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão 



5 comentários:

  1. Bem-vindo amigo kalhil!!!

    Já ansiávamos pelo teu regresso, oxalá que tudo corra bem no futuro!!!

    Grande abraço
    Joaquim Pifano

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Pífano, já esperava pelas suas palavras de incentivo, você foi um dos responsáveis por este despertar, que venham as novas postagens.

    Grande Abraço
    Kalhil Pereira

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei muito triste com sua perda de caixas esperava comprar algumas para meu sitio he he. Espero que recomece a criação porque a comunidade dos apaixonados por abelhas sem ferrão não pode ficar sem seus posts aqui no blog

    ResponderExcluir
  4. Amigo Kalhil, que bom que não se rendeu e segurou na mão de DEUS.
    Que venham suas tradicionais postagens com novidades e pesquisas na meliponicultura !!!
    Medina

    ResponderExcluir
  5. Bem que eu achei estranho, pois visitava o blog todos dias em busca de novidades e nada, mas que bom que você está de volta, desejo sucesso com as abelhinhas. É o que aconteceu com os enxames morreram ou você vendeu? E o meliponario de Tabuleiro Grande também acabou? Espero que logo você tenha bons enxames para venda, pois quero adquirir enxames de jandaira para começar minha criação.

    João

    São Miguel-RN

    ResponderExcluir

Comentário aqui: