sexta-feira, 30 de março de 2012

Lixo visual x Cultura!

Essa semana, Dom Henrique Soares, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Aracaju-SE, importante membro da Igreja Católica Brasileira, traçou duras críticas a atual programação dos canais abertos no Brasil.

Com muita propriedade, Dom Henrique demonstrou que a programação da TV brasileira é, na grande maioria dos horários, lixo cultura da mais absurda qualidade. Infelizmente, isso é uma realidade que a grande massa brasileira engole seco e calada. Nos últimos anos tenho até evitado ligar a televisão, me restringindo única e exclusivamente aos horários dos informativos locais e jornais de âmbito nacional.

No intuito de conseguir IBOPE, os canais apelam para programas que exploram a futilidade, a pornografia, a inversão dos valores da família e da religião. E detalhe, tudo isso com incentivos fiscais do próprio Estado.

Fico realmente abismado quando me deparo com adultos e crianças acordados até altas horas da noite para assistir programas que não somam absolutamente nada a sua formação cultural. Enquanto escrevo este artigo está sendo exibido uma novela na rede Globo de televisão chamada "Avenida Brasil" onde em pleno horário nobre e em cena peculiar duas crianças de 6 anos se beijam na boca e fazem planos para o casamento.

Desde quando crianças de 6 anos falam em se casar? Bem, mas em meio a todo esse lixo televisual há uma flor de lotus que costumo assistir com assiduidade. Trata-se da TV Escola, uma desconhecida rede de TV do Governo Brasileiro que exibi uma programação educativa de qualidade, sempre trazendo documentários sobre os mais variados temas.

Essa é, de maneira inquestionável, a melhor rede de TV do país. Há poucos dias foi exibido um documentário sobre Chopin, que por sinal é, na minha opinião, o maior compositor clássico do mundo.

Apenas para me despedir e deixar todos vocês curiosos sobre esse ícone da música clássica, abaixo segue um ótimo vídeo que faz parte de minha lista de músicas e é uma de suas pérolas culturais. Trata-se da obra musical Ballade No.1 in G minor, Opus 23, que foi encantadoramente tocada por Tzvi Erez.

Vale apena relaxar alguns minutos ao som dessa bela obra que foi trilha sonora do filme "O Pianista" vencedor de inúmeros oscar's, entre eles o de melhor filme.

Chopin Ballade No.1 in G minor, Opus 23, por Tzvi Erez em HQ.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: