terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Meliponicultor de Apartamento!!!

Algumas pessoas são viciadas em jogos de azar, bebidas, cigarro e até em drogas mais pesadas. Eu também sou um viciado, mas não é em nenhuma porcaria dessas aí descritas acima. Na verdade, meu vício é criar Jandaíras, minhas queridas abelhas sem ferrão do sertão.


Mas esse vício é legal, é um prazer que não faz mal nem a mim, nem a ninguém. Pelo contrário, faz é bem. Além de relaxar toda vez que vou manejá-las, sinto nesses momentos uma enorme satisfação pela atividade. 

Elas são exemplos vivos da constante presença em nossas vidas do Grande Arquiteto Do Universo. O seu trabalho incansável e sua dedicação exclusiva à família são demonstrações que a vida em união e harmonia são princípios fundamentais do criador.


Porém, como todo vício, tenho que ser constantemente abastecido desse hábito peculiar e, muitas vezes, estranho pra muita gente. Pois, afinal, não é todo mundo que compreende nossas paixões não é verdade?

Sendo assim, como um viciado que se preza, tenho que está constantemente em contato com as minhas queridas abelhas. Assim, mesmo morando em um apartamento, resolvi montar discretamente um meliponário na varanda. A idéia não é minha, afinal eu já postei aqui alguns malucos que fazem isso pelo Brasil à fora, e pior, com grande sucesso.


Algumas pessoas podem achar que isso não dá certo, mas podem acreditar, dá sim. Atualmente estou mantendo 15 colônias no apartamento. Mandei fazer uma prateleira de ferro especialmente desenhada para isso, pois como todo condomínio, não posso ultrapassar a linha imaginária da varanda. Mas bem que dá uma vontade de lotar aquilo tudo até o teto de abelhas...rsss...


Todos os dias, antes de sair para o escritório, assisto o Bom Dia Brasil com minha velha xicará de café/leite acompanhando a movimentação intensa das garotas chegando em suas ilustres residencias com muito pólen nas patas.


Meu bairro tem muitas fruteiras que nessa época do ano proporcionam uma grande abundância de alimento. Olha, criar abelhas em apartamento é mil vezes melhor do que criar um cachorro, ou mesmo um gato.  Não dão nenhum tipo de trabalho.


Primeiro por que as abelhas não fazem barulho, não sujam, não precisam de ração, não precisam de água, etc, etc, etc... Não precisam de nada. Na verdade, eu é quem preciso delas, pois a final sou viciado né! rs...


Dessa maneira tenho mantido minhas crises de abstinência sob controle, pois agora posso, mesmo sem um quintal, manter minhas Jandaíras bem próximas de mim. Não é o ideal, mas é o possível dentro de minhas limitações físicas. 

Essa marvilhosa dose diária de meliponicultura logo cedo é um ótimo estimulante. Assim consigo esperar o final de semana chegar para ir aos meliponários na zona rural que, logicamente, são bem mais populosos. Está aí a dica, mesmo morando nas alturas, podemos criar nossas abelhas sem ferrão.

Mossoró-RN, em 28 de fevereiro de 2012.

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

8 comentários:

  1. Se não visse não acreditava, rsss :)

    Kalhil, só mesmo seu grande amor pelas Jandaíras para colocar tais animais de estimação num apartamento!!!

    Estou a pensar em fazer algo de semelhante com as Apis em minha casa, não sei se depois posso publicar no montedomel, duvido que a policia aqui me deixe ter internet na cela, rsrsrsr

    A lei por aqui diz que é proibido ter colmeias a menos de 100m de edificios em utilização.

    E como se comportam elas à noite? enquanto assistem TV e com as luzes ligadas? não saem das colmeias???

    Grande abraço e parabéns pela ousadia!!!

    Joaquim Pifano

    ResponderExcluir
  2. Pode publicar à vontade... rsss...

    Joaquim, vivem muito bem nas alturas, com relação as luzes não há problemas, o único cuidado é evitar que a varanda fique toda a madrugada acessa, pois ai sim elas saem antes da hora e ficam batendo cabeça na luz.
    Com relação a legislação, no Brasil não problema algum, mas geralmente os códigos de postura municipal proíbem a instalação de apiários em áreas urbanizadas.
    No meu caso, eu não sou APICULTOR, sou meliponicultor, por isso a legislação não se aplica, em tese, a mim.
    Depois lhe mando um amostra de mel produzido pelas abelhas de minha varanda. Não imaginas como é bom passar o pão diretamente nos potes e tomar café ali mesmo, rssss...

    Grande Abraço,

    ResponderExcluir
  3. Olá Kalhil,

    Compreendo muito bem esse seu vício e essa sua necessidade de ter sempre uma melipona por perto.
    Realmente não tem nada melhor do que um Pet que produz mel, sem latidos, sujeiras ou necessidade de veterinário etc ...

    Estou com saudades das minhas !!!!

    Parabéns por não desistir delas apesar de agora você estar engaiolado como eu !!!

    Abração
    Medina

    ResponderExcluir
  4. Rapaz, isso é simplesmente maravilhoso, isso é o que eu chamo de paixão viu, rsss..

    Kalhil, parabéns pela ótima ideia.
    Vou fazer igualzinho...

    Lucas

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelas belas jandaíras,e é sempre bom estarmos perto do que gostamos,achei bem interessante suas caixas,aproveito para tirar uma dúvida,as jandaíras vivem bem com as jati,estou prestes a ganhar as mesmas,fico agradecida,forte abraço...

    Lígia Lopes

    ResponderExcluir
  6. Embora não costume comentar em seu blogger, acompanho com freqüência suas publicações. Sou apaixonado pelas abelhas jandaíras, meus primeiros contatos com elas aconteceram quando criança, pois meu pai sempre criou jandaíra, embora de forma muito rudi. Estou planejando criar algumas coméias no meu quintal, agora vendo que pode criar até em apartamento, não tenho mais dúvida que vou começar criar essas lindas criaturas.
    Sou do RN da cidade de Santo Antônio-RN.
    Manoel Targino.

    ResponderExcluir
  7. Oi.. meu nome é Talicia, sou estudante de Zootecnia e com algumas pesquisas com abelhas, e somente agora com abelhas jandairas, sei exatamente como se sente, é realmente fascinante. amo esse blog, tenho lido quase que diariamente, e tem me ajudado bastante na minha pesquisa.Se não fosse tão longe me auto convidaria a visitar seu meliponario.. rs.. parabéns pelo trabaho e amor que sente as abelhas.

    ResponderExcluir
  8. Prezado Kalhil,
    moro em apartamento de 4o andar em Natal e adquiri recentemente uma colÔnia de jandaíra. Será que vocÊ poderia me tirar duas dúvidas?
    1) alimento as abelhas espalhando uma pequena fileira de mel sobre as caixas. Quantas vezes por dia preciso fazer isso?
    2) Estou temeroso por formigas domésticas. As formiguinhas inevitáveis de apartamento são mesmo um perigo para as meliponas? Como evitá-las?
    agradeço se puder me orientar. e parabéns pela sua criação de jandaíras "urbanas".
    raimundo arrais

    ResponderExcluir

Comentário aqui: