terça-feira, 5 de abril de 2011

Postura em forma de coração

Quando digo que a Jandaíra não tem padrão de postura ainda tem gente que discorda. Tudo bem, vivemos numa democracia onde cada um tem direito a sua opinião. Mas apenas para ilustrar a minha certeza, trago para vocês uma foto que recebi da amiga Silvia, pesquisadora italiana que está trabalhando nos meliponários da UFCE.

Vejam o formato do disco de cria superior, é um coração!!! É a primeira vez que vejo as abelhas demonstrarem, literalmente, o amor que sentem pelo meliponicultor, no caso da Silvia, que sentem pela meliponicultora.


Por isso que sempre afirmo que não adianta o desenvolvimento de uma caixa que induza as abelhas Jandaíras a uma postura circular com outras espécies de abelhas sem ferrão. Digo isso principalmente por que já pesquisei vários modelos de caixas e em todas elas nunca obtive um padrão de postura.

Isso se deve ao fato que essas abelhas habitam árvores da caatinga que possuem as mais variadas formas de ocos. Fora que a espessura dessas plantas varia muito conforme a espécie. As abelhas, instintivamente, guardam no seu DNA a sabedoria que devem fazer o ninho da maneira que mais seja aproveitável possível, por isso a gente ver essas postura tão diferentes.

Já ouvi relatos de meliponicultores que ao abrirem ocos de catingueira observaram a existência de 23 discos de cria de Jandaíra, cada um do tamanho de uma moeda de um real. Vejam o quanto essas abelhas são adaptadas a caatinga. Não é a toa que são chamadas de Rainhas do Sertão.

att,

Mossoró-RN, em 05 de abril de 2011.

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

Um comentário:

  1. Olá Kalhil, muito legal a foto. E não conheço a sua amiga, mas dizem que as mulheres são mais detalhistas do que os homens, e fico imaginando se essa imagem do coração teria passado desapercebida se o manejo tivesse sido feito por um homem. Mas muito legal, e como espiritualista posso especular que as jandaíras de alguma forma trataram de "presentear" alguém de tão longe que de algum modo acabou por colocá-las como objeto de estudo e, de certa forma, de contemplação. Um abraço. Fco Mello

    ResponderExcluir

Comentário aqui: