sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

2º - Colocado - Leo Pinho


A nossa vida é curiosa e nos leva por caminhos jamais imaginados. Em Abril de 2007 minha mãe iniciou uma grave crise de Bursite no ombro direito devido a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) desenvolvida após anos e anos de trabalho como caixa do banco Caixa Econômica Federal.


(Ana Pinho, minha mãe e “sócia” na meliponicultura)

Eram horas de fisioterapia, acupuntura, alongamentos, injeções para amenizar a dor, entre outros. Minha mãe sofreu bastante nessa época sem conseguir andar, sem conseguir sentar ou mesmo se alimentar. Até dormir era uma tarefa árdua.


Um dia, em uma das suas sessões de fisioterapia, uma pessoa comentou sobre a eficácia das picadas de abelhas na cura de pessoas com problemas semelhantes. Desesperada para resolver de qualquer forma esse problema, ela me pediu que a levasse para o setor de Apicultura da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), pois ela já não estava em condições de dirigir. Muito prestativo e curioso para ver a engraçada cena de minha mãe levando picadas de abelhas, a levei na primeira segunda-feira que tivemos (eles pediram que fôssemos somente nas segundas-feiras).


Foram semanas e semanas de tratamento. A cada nova semana, nós ficávamos mais curiosos sobre as abelhas. Eu costumava perguntar tudo. Até demais, eu acho. E fui tendo vontade de criar aquelas abelhas. Até que um dia, eu levei uma ferroada tentando pegar a abelha para colocar no ombro da minha mãe e sussurrei com muita dor: “Puts, essas abelhas seriam perfeitas se não tivessem esse ferrão”. Instantaneamente um dos alunos respondeu: “E existem abelhas sem ferrão”. Aí olhei pra ele e comecei a perguntar sobre o assunto. Enquanto ele me explicava, eu comecei a ficar com muita vontade de criar as abelhas nativas sem ferrão.


(Leo Pinho, de olhos fechados e carregando alimentadores vazios)

Em Outubro de 2007 fiz o curso de criação e manejo de Melipona scutellaris com o Sr. Chagas e D. Selma, em Igarassu/PE. A Granja dele fica a apenas alguns quilômetros da minha Granja. Uma surpresa incrível.


(Nosso meliponário com 25 caixas de Uruçu Nordestina, no meio da mata atlântica)

De lá para cá, iniciei a criação de Uruçus Nordestinas, Jandaíras, Jataís e desejo ter muitas outras, ainda. Me pego no trânsito olhando para as árvores, procurando abelhas e flores.

Sempre fui um amante da natureza e agora estou ainda mais engajado na luta contra o desmatamento, poluição e afins. Sou membro colaborador do Greenpeace e se pudesse, viveria 24 horas por dia com as abelhas nativas que tanto amo, afinal de contas, não tem atividade mais prazerosa do que a de um meliponicultor.

Um forte abraço, do amigo,

Leo Pinho
http://www.granjapousoalegre.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: