segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Coleta de Mel - Comunidade Riacho do Meio

Essa semana recebi as fotos da primeira colheita de mel realizada pelas minhas "meninas" no primeiro meliponário instalado na comunidade do Riacho do Meio, Município de Choró-CE.


Infelizmente durante essa coleta eu não estava presente, mas todo o processo foi acompanhado pelos técnicos da Esplar (www.esplar.com.br), que também foram capacitados, em especial o Jorgiano que é filho da terra e tem forte ligação com aquela comunidade.


A coleta não foi muito grande, até porque eram apenas 10 caixas e as medidas não foram pensadas incialmente para a produção de mel, mas sim para a produção de novas colônias.


Mesmo assim foi produtiva, na verdade essa primeira coleta serviu muito mais como experiência de manejo do que para produção em si. O importante é que tudo foi feito como ensinado seguindo as técnicas corretas de manipulação e boas práticas de higiene, isso sim é importante. Tenho certeza que com o avanço dos trabalhos ainda teremos muito mel vindo dessa região.


É muito gratificante ver todo esse trabalho se desenvolvendo, principalmente pelo fato de sabermos o quanto foi complicado e difícil a concretização desse projeto, que ainda é piloto.


A criação da abelha Jandaíra por muitos anos foi se perdendo no tempo naquela região, mas hoje, graças a força de vontate de muita gente, vem novamente se tornando uma bela realidade.


Mesmo distante me sinto muito realizado em saber que as colônias estão sendo tratadas com o mesmo carinho e atenção que um dia foram tratadas aqui por nós no Meliponário do Sertão.


Em breve deverei visitar as comunidades para prestar uma visita técnica, levarei algumas caixas devendo realizar algumas divisões pois a grande maioria das colônias estão fortes. O nosso objetivo agora é multiplicar, multiplicar e multiplicar. Enfim, gerar novas colônias para produção de novos sonhos...

att,

Mossoró-RN, em 23 de agosto de 2010.


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

4 comentários:

  1. É de louvar o seu trabalho Kalhil, e não há paga melhor que vermos as "sementes a germinar".
    Que pena a comunicação social não estar atenta ao trabalho que vc está desenvolvendo...
    abraços
    Joaquim Pifano

    ResponderExcluir
  2. verdade, esta de parabéns mesmo.
    nossa terra precisa de mais gente desse tipo rs .

    ResponderExcluir
  3. Gde Kalhil
    Alegra me ver notícias desse sertão!!!
    saber que as coisas estão caminhando bem e os frutos estejam sendo colhidos . . .

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo Fran,
    Vc é um dos GRANDES responsáveis pela realização desse belo trabalho, se não fosse a sua persistência nada disso tinha saído do papel, pena você não está mais participando diretamente pois o pessoal das comunidade só fala de você, em breve teremos mais novidades das outras comunidades.
    Ainda está em Russas-CE??? Qualquer dia desses vou aí pra tomarmos uma gelada.

    Grande Abraço,

    att,
    Kalhil

    ResponderExcluir

Comentário aqui: