sexta-feira, 28 de maio de 2010

A Jandaíra e a flor da Malva, um caso de Amor


Não tenho como precisar a quantidade de plantas que a Jandaíra poliniza, o Padre Humberto Bruening no seu livro a "Abelha Jandaíra" falava em algumas dezenas, mas entre todas essas plantas existe uma que disperta na rainha do sertão uma atração imprecionante, é a malva.


A Jandaíra é uma grande apreciadora da flor da malva-branca. (Sida carpinifolia). Essa malvácea é muito útil como alimento de manutenção durante a estiagem e também durante o período de chuvas.


Aqui próximo a minha casa, onde mantenho o meliponário urbano, existe alguns pequenos campos de malva próximo a Universidade Potiguar. Sempre que possível saiu bem cedo para observar as minhas meninas trabalhando freneticamente nesses campos.



Quem conhece bem a Jandaíra sabe que esta abelha tem uma ligação muito forte come essa planta, a rapidez e a habilidade que a mesma colhe o néctar da pequena flor da malva é de admirar.



Durante o meu rápido passeio nesses campos de malva não vejo somentes as Jandaíras, é comum a frequência das minhas lindas uruçus (melipona scutellaris), as robustas mandaçaias (melipona quadrifaciata) e diversas espécies de moscas e borboletas, mas nenhuma delas supera a habilidade da Jandaíra.




A impressão que tenho durante essas observações é que a Malva parece conversar com as pequenas e belas Jandaíras, numa linguagem simples e singela, onde somente aqueles que tem o amor por essas pequenas pode compreender:


-"Bom dia Dona Malva, com vai essa manhã?

-Vou bem minha filha. Você está atrasada! A italiana já passou por aqui.


-Não me diga! Foi mesmo.


-Foi, mas ela passou tão cedo que não estava pronta. Você chegou exatamente no horário da colheita. Aceita algumas cotas de néctar? O dessa manhã está ainda melhor.


-Que maravilha! Aceito sim. Preciso levar bastante pois a Dona rainha está cada dia mais gulosa, está colocando muito ovos e estamos nos programando pra enxamear no final da florada, precisamos de um estoque para suportar a seca do final do ano.

-Quem bom. Pena que São Pedro não esteja ajudando muito esse ano, as chuvas vão pouco e as minhas reservas de néctar estão cada dia menores, quase não tem chuvido.

-É verdade, a nossa sorte é esse abobalhado aí que está tirando fotos e escutando a nossa conversa sempre nos alimenta nos períodos de seca, se não fosse ele...

-Sorte sua, por essas bandas aqui não tenho essa mordomia, tome seu néctar e vá com Deus.

-Que delícia Dona Malva, sua flor está cada dia mais saborosa. Muito obrigado, até amanhã.

-Até minha filha, mande lembranças minhas a Dona Rainha."

att,
Mossoró-RN, 28 de maio de 2010.

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

4 comentários:

  1. amigo... seu blog a cada dia esta melhor, principalmente quando você coloca essas historias para a diverção dos leitores.

    Parabéns amigo....

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Amor ficou lindo, adorei!!! te amoooooooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, bem organizado

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber qual flores são preferidas pelas jandairas

    ResponderExcluir

Comentário aqui: