quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Uma curiosa surpresa das Jandaíras

Caros amigos,

Cada dia que passa eu fico supreso com capacidade de trabalho das abelhas, em especial minhas pequenas Jandaíras, hoje abri uma caixa que me mandaram do Meliponário Rural pois a mesma, segundo me informaram, estava bastante "gorda" (cheia de mel) e estava na hora de realizar a colheita.


A colônia está alojada em caixa nordestina, modelo tradicional, não é o modelo que mais me agrada mas por uma questão de conveniência ainda não resolvi mudá-la para outro modelo, contudo como está agora no meliponário urbano certamente será passada para uma de melhor manejo pois servirá de matriz para futuras divisões.

Pois bem, ao abrir a caixa, não vi tanto mel assim, realmente a caixa está com muito mel, acredito que pela quantidade de potes (infelizmente eu esqueci de tirar uma foto dessa área) deve ter aproximadamente uns 800 ml do mais puro néctar do Sertão, mas pelo peso da caixa era para ter mais de 2 litros, não tinha isso tudo por um detalhe surpreendente, a surpresa foi a cobertura feita sobre toda a caixa feita pelas abelhas.


A espessura do batume tem mais ou menos cerca de 3 cm e está cobrindo toda a caixa que tem exatamente 70 cm de comprimento por 12 cm de largura, pelo peso essa bela cobertura deve ter quase 1 kg do mais puro trabalho diário de uma forte colônia de Jandaíra.


Não retirei toda a cobertura, apenas parte dela para ter acesso ao lugar do ninho, como tinha muitas abelhas e elas estavam me dando muitas beliscadas e tentanto entrar nas caixas erradas resolvi suspender a inspeção/colheita pois não queria aumentar ainda mais o estresse, amanhã devo mudar toda a colônia para uma caixa modelo INPA com mais calma e paciência.




Após recolocar a caixa no seu devido lugar, fiquei imaginando quanto trabalho tinha sido dedicado pelas pequenas e poucas Jandaíra para realizar aquela dura tarefa. Certamente, muitas gerações de abelhas foram responsáveis pela construção daquela bela proteção por elas contruída.

Isso é que dedicação ao trabalho e vida em conjunto.

att, Mossoró-RN, 21 de outubro de 2009


Kalhil Pereira França

Meliponário do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: