quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Cuidado com os Forídeos!!!

Não tem jeito, colônia fraca, poucas abelhas obreiras, colônia sem rainha e com pouco alimento, resultado???

FORÍDEOS....

A dias atrás eu falei deles, são os inimigos das abelhas sem ferrão, reconhecem de longe o cheiro de colônias em dificuldades e se nós não tratarmos, eles tomam de conta da colônia, rapidamente enchem as reservas de proteínas (pólen) das abelhas de ovos que rapidamente eclodem e se transformam em adultos recomeçando o ciclo destrutivo.

Antes de ontem verifiquei que uma das minhas poucas colônias de mandaçaia ainda passa por dificuldades, pensei que as outras colônias pudessem ajudar mais não foi bem assim que se passou.

Dessa maneira, ao inspecionar rapidamente tinha visto apenas um forídeo passeando entre as abelhas, o sentido de alerta ficou logo ligado por que forídeo é igual a barata, onde tem um, tem 10 escondido, fora os ovos que já ovopositaram pela caixa.

SOLUÇÃO????



Isca neles, a isca é feita com algum copinho e lacrado com fita crepe que é furada para permitir apenas a entrada dos forídeos, é bem pequeno para que as abelhas não possam passar e se afogar. dentro do copinho colocamos vinagre de sabor de maça, os forídeos não resistem ao odor e são atraídos, acabam se afogando dentro do copinho pois depois que entram não conseguem mais sair, as iscas devem ser trocadas pelos menos a cada 48 horas por que as vezes as abelhas tampa os buraquinhos da isca devido ao cheiro forte do vinagre, para amenizar recomendo misturar um pouquinho de água para diluir o cheiro.

RESULTADO???




Quase todos capturados, hoje mais uma vez troquei as iscas e coloquei de novo dentro da caixa para capturar os restantes. A isca é muito eficiente e não fica um forídeo dentro, mas atenção, temos que manter a vigilância pois em colônia fraca qualquer descuído é fatal.

att,

Mossoró-RN, 03 de setembro de 2009.


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: