terça-feira, 16 de outubro de 2018

Ritual de Postura da Abelha Jandaíra (melipona subnitida)

Muita gente já deve ter se perguntado: como a rainha faz pra colocar o ovo lá dentro de cada célula de cria????

Bem, no passado muitas vezes eu me fiz essa pergunta. Para respondê-la nada melhor que acompanhar a postura da rainha em detalhes. Para isso voltei a fazer uma coisa que anos atrás já tinha feito, estudar os rituais de postura. 

Hoje, graças aos inúmeros recursos tecnológicos que um bom Smartphone pode oferecer fica bem fácil gravar. A dica pra não atrapalhar é por uma tela transparente e pouca iluminação. Excesso prejudica a organização interna fazendo com que as abelhas sejam atraídas em demasia pela luminosidade.

De resto é só assistir todo processo e apreciar a beleza da harmonia das abelhas quando lideradas pela rainha. Só um pequeno detalhe desse vídeo que vou mostrar abaixo... Essa caixa é uma divisão recente, a rainha é muito jovem. Seus ovaríolos ainda estão em processo de desenvolvimento e por isso ela demora muito tempo sob a célula de cria até ovopositar o seu ovo. 

Quando ela ficar mais velha esse processo vai ficar mais rápido e seu abdômen ficará ainda mais desenvolvido (fisogastria). Percebam que durante o processo uma das operárias põem um ovo trófico que serve de alimento para a rainha ativa. São esses ovos tróficos de obreiras o principal alimento das rainhas. 




Agora eu pergunto... Quem ensinou tudo isso a elas??? Só Deus pra explicar a natureza desses belos animais.

Mossoró/RN, em 16 de outubro de 2018.

Kalhil Pereira França 
Meliponário do Sertão
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentário aqui: