segunda-feira, 4 de março de 2013

O Silêncio das Abelhas


"Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, 
a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. (Albert Einstein)"

Muitos não sabem mas as abelhas estão desaparecendo do mundo. Nas últimas décadas apicultores de todo o planeta tem relatado a perda de centenas de milhares de colônias de modo misterioso. As abelhas simplesmente estão abandonando suas casas e não retornam mais.

O fenômeno é tão preocupante que só nos Estados Unidos 1/3 de toda população das abelhas já se foram. Isso não tem afetado somente as abelhas, mas também borboletas e outros insetos vitais para o planeta. As perdas econômicas são incalculáveis, pois 3/4 de todas as plantas dependem de insetos polinizadores. 

Por serem responsáveis diretamente pelo equilíbrio da natureza, o seu desaparecimento levará toda à vida no planeta ao colapso. Quem quiser saber mais sobre esse tão interessante assunto baixem na internet o documentário "O silêncio das Abelhas", recomendo.



Torrent

8 comentários:

  1. pois é amigo kalhil, essa é uma verdade, mas infelizmente pouca gente sabe disso.As vezes eu comento isso com as pessoas, mas elas fazem pouco caso dão pouca importância.Eu mesmo tenho notado que esses seres magnificos estão desaparecendo, meu pai comenta que no passado encontrava com muita facilidade ninhos de abelhas nativas e mesmo da europeia. hoje e uma raridade, algumas,como, a jandaira ate desapareceu

    João

    São miguel-RN

    ResponderExcluir
  2. pois é amigo kalhil, essa é uma verdade, mas infelizmente pouca gente sabe disso.As vezes eu comento isso com as pessoas, mas elas fazem pouco caso dão pouca importância.Eu mesmo tenho notado que esses seres magnificos estão desaparecendo, meu pai comenta que no passado encontrava com muita facilidade ninhos de abelhas nativas e mesmo da europeia. hoje e uma raridade, algumas,como, a jandaira ate desapareceu

    João

    São miguel-RN

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Kalhil

    Se não houver uma mudança radical nas práticas e políticas agrícolas a nível mundial, nomeadamente o fim da agricultura super intensiva e o uso indiscriminado de pesticidas muito tóxicos, plantas transgénicas, etc, a nossa actividade apícola mais tarde ou mais cedo irá acabar.
    Com isso assistiremos a uma mudança completa de tudo o que conhecemos no nosso mundo, uma mudança para muito pior, as situações de fome serão rapidamente globalizadas.
    Impressiona como esses insectos de aspecto tão frágil, discretos e muito humildes possam ter um efeito tão determinante no equilíbrio ambiental e nas nossas vidas...

    abraços
    Joaquim Pifano

    ResponderExcluir
  4. Khalil - o que um sujeito com nome árabe faz no sertão criando abelhas nativas ainda será esclarecido rsrsrsrsr...
    Mas vamos lá. Moro em Tunas do Paraná, Vale do Ribeira, clima idêntico ao de Curitiba ou seja, frio de geada no inverno e estou iniciandono "ramo da meliponicultura" e de cara me deparei com a dúvida: Caixa Racional ou Nordestina?? Conclui logo que Nordestina é mais fácil de ser feita pelos menos habilidosos na marcenaria e mais segura contra invasores por possuir poucas frestas nas tampas e que eu vedo com tarucell de isopor - Um espageti fininho e baratinho- e o manejo simplifica-se com a prática. De fato aqui chamamos as caixas Nordestinas de "Caipiras" e estou "aperfeiçoando" uma que, se der certo vou chamar de "Caipira com diproma" - Manterei voces informados.
    E a "gran pergunta" A Uruçu Scutellaris se adaptaria na minha região???

    ResponderExcluir
  5. Muy cierto, inclusive Tetragonisca angustula me ha llegado a pasar, las colonias lentamente se quedan sin abejas y solamente las nuevas que estaban dentro de huevos las habitan, lo que engaña por un tiempo a simple vista, pero pronto mueren y me doy cuenta de la situación.

    ResponderExcluir
  6. Olá Kalhil, e fantastico este teu conhecimento e divulgação de teu trabalho sobre as abelhas sem ferrão, que são elas de fundamental importância na natureza, parabens.
    Orá
    Cacoal-ro

    ResponderExcluir
  7. você precisa ver um documentario suisso chamado More than Honey, de Markus Imhoof. As imagens são fantasticas e ele aborda esse tema de uma maneira muito bacana. Abcos e boa sorte com suas colonias. Ana

    ResponderExcluir

Comentário aqui: