segunda-feira, 10 de outubro de 2011

De volta ao meliponário, alimentando as Uruçus...

Diz aí pra mim, tem como a gente acordar de mal humor com o sorriso de um cabra desse??? Tem não né! Nos últimos 3 meses tem sido quase sempre assim, nesse último fim de semana não foi diferente. Depois de muitas brincadeiras e fraldas trocadas passei o pequeno Heitor para mãe e fui logo cedo alimentar minhas colônias de Uruçu Verdadeira pois o inverno já passou e agora é hora de manter as abelhas até passar a estiagem.


Ainda no dia anterior tinha preparado o xarope, tenho sempre utilizado as seguintes medidas: 5kg de açúcar + 4 litros de água + 500ml de mel de apis + erva cidreira + suco de limão + 3 a 4g de aminomix Pet. Procuro sempre fazer a noite para que no outro dia bem cedo faça o manejo, não costumo nem colocar na geladeira pois quase sempre a panela fica até tarde da noite ainda bem quente, não chega a estragar. 


No total faço por volta uns 10 litros de xarope pra alimentar todo mundo, nas Uruçus tenho utilizado com grande sucesso e facilidade no manejo os bebedouros de passarinho desse modelo acima que tem capacidade para 300ml cada. São ótimos pois são fáceis de repor nas caixas e com eles dificilmente há afogamentos.


Começo sempre pelas colônias novas, mais à frente eu explico o por quê, com a introdução do acetato abaixo da tampa tem facilitado muito toda a operação, principalmente as inspeções que se tornaram muito seguras. Tenho tido grande sucesso nas minhas divisões, até hoje nunca perdi uma divisão de uruçu, isso se deve a alguns fatores, entre eles está a grande fartura de alimento que introduzo nas colônias recém formadas.


Isso tem uma explicação, as colônias mais fortes não costumam respeitar os enxames recém formados e que ainda não estão com rainha, é muito comum observarmos as colônias mais velhas pilharem as mais novas, esse comportamento só vai diminuir com o advendo da rainha nova na caixa recém formada, dessa maneira, pra que esses enxames não fiquem fracos e seja estimulado a construir potes empurramos alimento. O resultado é esse da foto, mesmo ainda sem rainha há bom desenvolvimento do enxame.


Nas caixas novas a mudança dos alimentadores é tranguila, pois o potes de alimento chegaram ainda ao final da caixa, o difícil é nos enxames mais velhos que possuem centenas de potes de mel e com redução do espaço muitas vezes encontramos os alimentadores grudados nos potes. Mas aí vai o velho formão e algum cuidado extra pra não machucar ninguém.




Depois que passei a investir na Uruçu Verdadeira devo confessar que estou desestimulado com as outras abelhas, até mesmo a jandaíra, que é um excelente abelhas, não se compara com força da uruçu. As minhas matrizes vão sempre muito forte, o que tem me deixado muito feliz na manutenção das divisões e formação de novos enxames.


Essa está com tantas crias que a rainha passou a fazer postura na área dos potes de alimento, dentro de alguns dias vou fazer mais alguns divisões aproveitando esses conjuntos de discos que estão deslocados.



Quando abri esse enxame ainda tive a oportunidade de ver a rainha colocando seu lindo ovo, observe que interrompi o ritual de postura, pois uma célula de cria estava sendo preenchida com alimento larval nesse instante, clique na foto para ampliar.




Em todas as colônias, somente uma levantou a bandeira do alerta, foi essa caixa abaixo que está com a postura muito falhada, assim que abrir e percebi as falhas capturei a rainha para analisar sua saúde. Desoperculei algumas células de cria e percebi que essa rainha anda a colocar muitos machos, inclusive não era difícil encontrar muitos pela área do ninho.


Na hora tive vontade de matá-la, pois achei que o problema pudesse ser com ela, mas eu sei que essa rainha é muito jovem, o conjunto de discos novos abaixo estão bem saudáveis. Isso me leva a crer que talvez estive tendo problemas de liderança e tempos atrás algumas obreiras com ovários subdesenvolvidos estivessem a colocar ovos de machos. No final, não matei, pois acho que ela conseguirar (se já não conseguiu) manter uma postura de crias fêmeas, normalizando assim a postura.


Por fim, retirei o execesso de batume de uma da colônias que estava impedindo o fechamento, esse batume é rico em substâncias antibióticas.



Agora uma coisa interessante, lembram que eu disse acima que começa com as colônias mais novas, está aí a explicação. Na medida que vou abrindo e fechando caixas as abelhas vão ficando bastante ouriçadas pela pela presença de alimento.

Nisso elas vão se aglomerando nos alimentadores no intuito de colher o máximo de xarope dos alimentadores que ainda faltam ser trocados. Se eu deixar as colônias mais novas para o final é capaz das milhares de campeiras entrarem em atrito com as abelhas dos enxames mais novos, o geraria muitas brigas e mortes. Por isso as mais novas e depois as mais velhas e fortes.

Att,

Mossoró-RN, em 10 de outubro de 2011.

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

2 comentários:

  1. Meu amigo Kalhil, mas que cabrito mais lindo esse seu menino viu, parabéns pelas abelhas e especialmente pelo garoto.

    Luiz Faustino

    ResponderExcluir
  2. Coisa linda é pouca, isto é uma coisa divina!!!! Tia Efi

    ResponderExcluir

Comentário aqui: