sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Um descuido fatal

Antes de mais nada, gostaria de me desculpar com os amigos do Meliponário do Sertão pela grande ausência no blog, desde o dia 20 de dezembro estava praticamente voltado para as festividades do natal e ano novo.

Infelizmente, não iniciei o ano muito bem com minhas abelhas, devido a um grande descuido por parte de alguém daqui de casa, tivemos um perda incalculável de abelhas da espécie Mandaçaia (todas as subespécies).



Antes de viajar, algum desavidado deixou uma lâmpada acessa em uma parte do Meliponário que se concentra algumas colônias, em especial, grande parte das minhas belas mandaçaias.

O Problema em si não foi a lâmpada acessa, mas o fato de embaixo dessa lâmpada existir uma pia com cheia de água que refletia a luz da lâmpada gerando nas abelhas uma desorientação em direção a água.



Como nós sabemos, as abelhas se orientam pela luz e procuram seguí-la para realizarem seu vôo. Durante as primeiras horas da manhã as abelhas saiam, ainda pela alvorada com pouca luz, e davam de cara com o reflexo da luz da lâmpada dentro da pia.



Resultado: perdi muitas abelhas, na sua grande maioria mandaçaias principalmente por que elas saem bem mais cedo do que as Jandaíras e uruçus, nas fotos podemos perceber a pia completamente lotadas de abelhas mortas, pela quantidade de abelhas mortas tenho certeza que perderei várias colônias e diversas outras estão em risco devido a falta de mão de obra (obreiras adultas).

Enfim, vou ter que começar tudo de novo... Pelo menos isso serviu de exemplo para todos nós do quanto a falta de cuidado com lâmpadas pode prejudicar as nossas abelhas, vamos agora torcer pra ver o que vou conseguir salvar e recuperar.

att,

Mossoró-RN, 1º de Janeiro de 2010.


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

Um comentário:

  1. Olá amigo, tudo bem? Eu também estou distante do meu blog e apóes atualiza´-lo, vim dar uma passadinha no seu. Realmente é uma pena o que vc colocou, a mandaçaias são abelha muito bonitas e lâmpadas são um perigo para os meliponários e já vi muitas abelhas, ao final da tarde se desorientarem e ficar batendo nas lãmpadas, principalmente as incandcentes que esquetam muito e logo as abelhas morrem... O jeito é tomar cuidado e tentar evitar lâmpadas, o que nem sempre é possível, principalmente em melipoários urbanos. Uma abraço e feliz ano novo amigo. fco. Mello

    ResponderExcluir

Comentário aqui: