quarta-feira, 22 de abril de 2009

Informações importantes sobre o mel


Ele é, sobretudo, um produto natural, puro, de riquíssimo valor nutritivo, é a fonte natural de bio-energia mais conhecida e complexa.

De acordo com a sua origem botânica e floral, características climáticas regionais, o mel pode variar de coloração, densidade, sabor, aroma, devido às múltiplas variações física-químicas. A cor do mel varia de acordo com a sua origem, quanto mais escuro for, mais sais minerais poderão ser encontrado na sua composição.

O aroma e o sabor são características para sua identificação quanto a origem floral. Existem só três possíveis sabores para o mel: doce, amargo e ácido. O mel pode ser líquido, cristalizado, granulado ou cremoso, sendo características que ocorrem devido às condições que é estocado. Todo mel, qualquer que seja sua origem, inicialmente é líquido e após algum tempo inevitavelmente cristaliza-se, especialmente em tempo de frio. Este é um PROCESSO NATURAL DO MEL, e não um sinônimo de adulteração, ao contrário, é sinônimo de pureza, uma vez que os produtos adulterados não se cristalizam.

Há méis que cristalizam mais depressa, e isto depende do néctar utilizado pelas abelhas para sua fabricação. Quando o mel cristaliza-se, costuma-se empregar o vapor ou aquecimento em banho-maria para que ele volte a forma liquida novamente. Entretanto, não é recomendável aquecer o mel em demasia, pois o calor excessivo pode prejudicar seriamente o sabor e o valor nutritivo do mel.

A temperatura do banho-maria deve ser contralada, mantendo-se entre 45 a 50ºC, no máximo. Portanto, a principal característica de pureza e qualidade de um mel se comprova pela cristalização do mesmo.
Kalhil Pereira França

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Mel do Melipónario do Sertão é Premiado em nível Nacional

É como muita satisfação e orgulho que comunicamos a todos os amigos meliponicultores que o mel do Meliponário do Sertão é o número 01 do Brasil.

No início desse ano, participamos do Concurso nacional de méis de Abelhas Nativas Sem Ferrão realizado pela AME-Rio (Associação dos Meliponicultores do Estado do Rio de Janeiro, que tem como seu Presidente o Ilustríssimo Sr. Pedro Paulo Peixoto).
Para os que não conhecem o famoso "Mestre PPP", com vulgamente é conhecido, ele é o Vice-Presidente da Federação Brasileira de Apicultura, o que lhe dá autoridade suficiente para julgar e organizar tão importante concurso.

Durante a etapa nacional que envolveu juízes de 10 Estados da Federação e 09 tipos de méis de ASF diferentes, ficamos em Primeiríssimo lugar, recebendo, dos 10 Juízes, 4 primeiros lugares 3 três segundos, nos dando a pontuação suficente para recebermos o título de mel mais saboroso do BRASIL!!!

Isso mostra que estamos caminhando em rumo certo, sempre primando pela qualidade de nossas abelhas sem ferrão.

Gostaria de agradecer ao Mestre Pedro Paulo Peixoto, pela iniciativa da realização do concurso em âmbito Nacional, tenho certeza que outros concurso irão acontecer e em todos, estaremos sempre participando para adoçar a vidas de muitos amigos meliponicultores.

A Todos boa Páscoa...


Kalhil Pereira França