É bonito ver o sertão se preparando para inverno.
Estámos nos aproximando do inverno, época de fartura para o nordestino e como não poderia ser diferente, fartura também para as Jandaíras.
Essa semana fui ao Meliponário buscar alguns enxames e inspecionar outros, durante a viagem pude observar como a natureza é sábia, a mata que até alguns dias parecia morta, está toda verde. Encontramos as primeiras flores, o velame, a malva, o mameleiro, a catiqueira ainda não estão florando, mas já podemos verificar o crescimento acelerado das folhas. Somente os tolos é que não percebem o quanto há vida no sertão.
As abelhas estão a todo o vapor, institivamente, coletam resina na mata para acelerar a construção dos potes de alimento, todas chegam muito carregadas, algumas de tão pesadas mal consegue aterrizar na entrada do cortiço.
O horário de maior correria é de manhã bem cedo e no final da tarde, as horas mais frias.
Antes de retonar, fui premiado com uma enxame de moça branca, encontrei num galho morto de um cajoeiro na vasante do sítio. Retiramos o oco da planta sem destruí-la e dentre alguns dias estarei passando para uma caixa racional.
Assim que fizer farei fotos e postarei para os colegas.
Kalhil Pereira França