de quem humilha os fracos,
de quem não sorri diante de crianças brincando,
de quem não tem olhos para a beleza
e é incapaz de parar, mesmo na maior pressa,
pra contemplar uma flor...
(Dom Hélder Câmara)
A educação, indiscutivelmente, é a única maneira de mudar, em todos os aspectos, uma dura realidade que, mesmo com o avanço de políticas públicas, ainda amordaça muitas crianças pelo sertão. A falta de acesso a uma educação mínima reduz, se não extingue, as oportunidades que a escola proporciona ao longa da vida.
Nesse sentido, o premiadíssimo curta brasileiro "Vida Maria", é muito feliz em abordar alguns aspectos que levam a continuidade desse problema. Em especial, o dilema da necessidade de ajudar a família na lida diária do trabalho pesado em detrimento de uma vida escolar de qualidade.
Quem assiste esse curta (11min) pode, inicialmente, julgar a mãe de Maria José como um carrasco, mas ela é, assim como todas as sofridas mães sertanejas do nordeste brasileiro, fruto desse mesmo dilema. Julgar é fácil, difícil é viver e sentir na pele essa realidade.
Vida Maria é um curta-metragem brasileiro criado por Márcio Ramos em 2006, baseado na vida dos nordestinos, em especial do Ceará, lugar onde foi criado o filme.
Sinopse
Maria José necessita deixar seus estudos e seus sonhos para trabalhar. Morando no sertão do Ceará, sem perspectiva de uma vida melhor, cresce, casa, tem vários filhos e envelhece. Nesse tempo passa toda sua rotina de vida para sua filha Lurdes, que vai como a mãe continuar a vida no sertão.
Acompanhamos Maria dos 5 aos 45 anos.
--------------------------------------------------------------------------------------
Prêmios
Prêmio Ceará de Cinema e Vídeo
Curta cinema em 2006 -(RJ)
Prêmio ABD&C
10ª Mostra Tiradentes - (MG) – Melhor Filme Júri Popular
Cleveland International Film Festival 2007 (EUA) – Menção Honrosa como Melhor Curta Internacional
Cine – PE 2007 – Prêmio Especial da Crítica Melhor Curta, Melhor Trilha Sonora, Melhor Roteiro, Curta – SE 2007 – Festival [1]
Luso-Brasileiro de Curtas-Metragens de Sergipe – Foi o melhor filme com temática Nordestina.
Entretodos – Festival de Direitos Humanos –o melhor filme
14º Festival de Cuiabá 2007 – Melhor Filme Júri Popular
Cine Ceará 2007
Festival Guarnicê de Cinema – MA
Festival Internacional de Cinema de Huesca, na Espanha
Animamundi
Prezado Kalhil, seu blog é, na minha opinião, um dos melhores sites sobre abelhas nativas, pois além de você ser grande conhecedor desses insetos tão especiais, tem a sensibilidade de nos despertar para uma realidade social ainda muito presente no nosso dia dia.
ResponderExcluirÉ sempre bom passear pelo Meliponário do Sertão. Um grande abraço.
Luiz Feitosa
Fortaleza-CE
Show de postagem, parabéns Kalhil, realmente falando em abelhas sem ferrão, seu blog é massa.
ResponderExcluir