Nunca uma postagem foi tão difícil de ser escrita por mim, a cada palavra digitada tento conter as lágrimas que teimam em escorrer pelo rosto. Durante toda essa semana rezamos para que não vinhessemos a escrever tal notícia, mas infelizmente há muitas coisas nessa vida que não estão em nossas mãos e essas nós devemos entregar a Deus.
Hoje, por volta do meio-dia, no Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró-RN, vítima de complicações avançadas de câncer, faleceu, aos 90 anos de idade, Seu José Carneiro Cavalcanti Dantas, meu amado avô materno, patriarca de nossa família, a quem devemos a honra dos ensinamentos de uma vida e amor pelas abelhas nativas.
Ainda na quinta-feira à noite, já muito debilitado pela doença e sentindo a hora, olhou pra mim muito sereno e apertou minha mão. Enquanto o colocavamos na maca para que a ambulância pudesse levá-lo ao hospital me disse baixinho que suas forças estavam indo.
Nada tive corragem de dizer, pois as palavras praticamente me fugiam da boca, na verdade, o momento não era hora para palavras, nenhuma consegiria acalentar meu coração que àquela altura já se encontrava em pedaços. No leito de morte, seu último desejo era morrer em casa, na sua eterna Casa Grande, na qual todos fomos criados. Infelizmente, não foi possível.
Vê-lo partir naquela ambulância a caminho do hospital foi um dos momentos mais difíceis da minha vida, pois sentia que nunca mais viria meu avô novamente, estava certo. Saber que amanhã não terei mais o prazer de sua companhia, de suas histórias, de seus relatos, de seus contos antigos, de seus eternos ensinamentos de moral e caráter, tudo isso é muito duro para mim.
Mas como dizia o poeta:"navegar é preciso, viver não é preciso". O barco da vida continua, o sol nascerá novamente, nada como um dia atrás do outro para que sofrimento da perda se transforme em saudade e este último se transforme em lembranças melancólicas de um homem que amava, acima de tudo, as coisas do Sertão mais que todos nós.
Amanhã, as Jandaíras do Meliponário do Sertão acordarão mais tristes...
att,
Mossoró-RN, em 23 de setembro de 2011.
Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão