quarta-feira, 24 de outubro de 2018

O Crescimento Continua...


Em pleno mês de outubro estamos ultrapassando o mês mais difícil para as Jandaíras. Estamos no auge da seca, momento de baixa florada e quase nenhuma oferta de flor na caatinga. Mas nossas abelhas não estão nem um pouco preocupadas com isso. Aqui na cidade de Mossoró mantemos nesse período uma alimentação artificial constante com xarope e oferta de pólen de apis (abelha africanizada).


O resultado são enxames sempre fortes, com ótimas reservas de alimento e excelente postura das rainhas. Isso nos garante uma constante oferta de matrizes para novas multiplicações. Só esse mês de outubro já foram mais de 15 novas colônias produzidas utilizando o velho sistema 2 x 1 (mais a frente faço uma postagem sobre as minhas técnicas de divisão um pouco diferenciadas).



A partir de agora começo a selecionar os enxames que irão, a partir do mês de março de 2019, para o campo em busca de produção de mel. Um ponto importante de registro: só enxames com muitas campeiras são capazes de serem muito produtivos. Então não adianta mandar enxame fraco para a caatinga sem que ele tenha condições adequadas para produzir.



Nosso objetivo esse ano é chegar o inverno com 200 caixas em plena produção. Número esse que nos proporcionará uma excelente safra, caso tenhamos um inverno tão bom quanto o de 2018. Pelas previsões da meteorologia isso é plenamente viável. Acredito que conseguiremos.



Uma dos segredos para esse rápido crescimento é, além de alimento constante, oferta abundante de cera. Aqui ofereço cera de apis e de irapuá que são colhidas em ninhos pela mata com comercializada na região em pequenas feiras. Encontro com facilidade nas casas de tempero e outras especiarias da minha cidade.



De resto é só aguardar as primeiras e boas chuvas do mês de fevereiro e março e deixar o resto por conta das abelhas... Afinal de conta são elas as grandes atrizes desse nossa grande novela chamada Sertão.



Mossoró - RN, em 24 de novembro de 2018.

att,



Kalhil Pereira França 
Meliponário do Sertão

3 comentários:

  1. Olá, amigo
    Li que utiliza a cera de Arapuá. Como seu objetivo é produção de mel, minha questão é em relação à fama que estas abelhas têm de misturar estrume e carcaça aos seus ninhos. Não seria preocupante utilizar estes materiais dado a possível contaminação cruzada? Abraços

    ResponderExcluir
  2. Kalhil você acredita que a jandaíra se desenvolva bem no centro-oeste??

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo lindo trabalho com as abelhas! Também estou iniciando no ramo e tenho algumas uruçu preta. Gostaria de ter uruçu amarela também. Vc trabalha com ela? Comercializa enxame? Como posso comprar?

    ResponderExcluir

Comentário aqui: