segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O valor do mel da Jandaíra


As vezes as pessoas me perguntam porque o mel da Jandaíra é tão caro, a pergunta tem uma resposta muito simples.

Quatro fatores influenciam muito no valor final do mel dos meliponídeos, em especial o da Jandaíra; é belo, saboroso, raro e ainda por cima medicinal.

O primeiro fator, não precisa nem comentar, quem não conhece o mel da Jandaíra, ao ver pela primeira vez já se encanta de cara, em geral, tem uma coloração ambar esverdeado puxando as vezes para uma amarelo ouro suave, inclusive, para muitos vale mais que ouro.

O segundo só quem já provou pode comentar, saboroso é pouco, é delicioso, não é forte nem enjoativo, possui uma consistência muito mais líquida do que o mel comum, acho que Deus deu algo a mais as Jandaíras do que as africanizadas.

O terceiro, esse eu falo por conhecimento, pense numa coisa difícil é encontrar mel de Jandaíra, e é por que estamos no RN, terra nativa desse bendita abelha. Ainda é muito pouco a produção de mel para abarcar todo a procura, fato este que aumenta preço final do produto. outro fator é a pirataria, até no mel essa praga existe, devido ao seu alto valor, tem muita gente misturando ou falsificando mel por aí, quem compra deve ter cuidado pra não levar gato por lebre.

E o último é uma coisa que o cabloco nordestino já sabia a muito tempo, mas somente agora os cientistas estão comprovando, é medicinal!

No nordeste, usa-se o mel da Jandaíra para colocar sobre feridas, curar dor de ouvido, conjuntivites e outras infinidades de doenças de origem bacteriana.

Existe um estudo muito interessante da UFRN, que comprovou a eficácia da aplicação tópica do mel de Jandaíra sobre feridas de ratos, quem quiser saber mais, vale a pena ver no link que segue: (http://www.cbc.org.br/upload/pdf/revista/05062008%20-%2009.pdf).


A todos uma boa semana.


Kalhil Pereira França

Mossoró-RN