quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Como nasce uma rainha entre as abelhas?



 
Imagem da internet: https://www.embrapa.br/image/journal/article?img_id=2516949&t=1424785467503


Bem, essa pergunta não é tão fácil de responder. Primeiro é preciso pergunta qual tipo de abelha estamos a falar... Cada espécie de abelha tem um processo diferente. Mas basicamente o processo se divide em 02 modelos distintos: alimentar e o genético-alimentar.


No primeiro modelo um ovo qualquer de operária é alimentado exclusivamente com a geleia real, um composto riquíssimo em nutrientes e sais minerais que desencadeia na abelha o desenvolvimento do seu aparelho reprodutor. 

As operárias desse modelo de procriação recebem esse mesmo alimento por apenas 03 dias e após esse tempo são alimentadas apenas com mel. Essa diferença é o suficiente para que apenas algumas poucas abelhas possam desencadear o processo de liderança, enquanto outras serão apenas abelhas comuns. Isso é o que acontece com as abelhas da espécie apis melífera, vulgarmente conhecidas como abelhas europeias ou abelhas africanizadas bem como com as abelhas sem ferrão chamadas de trigonas, que fazem as chamadas realeiras. 


O outro modelo é o chamado genético-alimentar e nesse a mágica é um pouco diferente. Aqui o alimento até é importante, mas o fundamental para o desenvolvimento de uma rainha é um feromônio. Como assim? Explico.


Nesse tipo de abelha não há diferença no tamanho da célula de cria, ou seja, cada abelha recebe a mesma quantidade de alimento larval necessário ao seu desenvolvimento. O que muda é a genética de cada ovo. Nessas abelhas os ovos de rainha já são geneticamente “programados” para ao final do processo de desenvolvimento se torarem princesas virgens aptas a serem aceitas no processo de formação de novas colônias ou em substituição de uma rainha já velha. Fazem parte desse modelo às abelhas meliponas, como as uruçus, mandaçaias e também nas jandaíras.


Então esse método é muito mais genético do que alimentar? 


Sim, mas existem alguns detalhes que vão, além disso. Durante o ritual de postura, antes de efetivamente por o ovo na célula de cria, a rainha quando deseja produzir uma operária libera dentro do alimento larval das abelhas um poderoso hormônio (chamado feromônio mandibular real – FMR) o qual inibe nas operárias o desenvolvimento dos ovaríolos. Entretanto, a cada certo número de postura, a rainha “esquece” de liberar esse feromônio, evitando assim que as princesas tenham seu aparelho reprodutor inibido. ´É esse mecanismo que desencadeia nas princesas o desenvolvimento de genótipo de rainha, fazendo que se desenvolvam.


Bem, como vocês puderam observar a coisa não é tão simples assim, há muita química envolvida por trás de uma simples abelha rainha.


Mossoró – RN, em 08 de agosto de 2018.


Kalhil Pereira França

Meliponário do Sertão


Um comentário:

  1. Olá, Kalhil
    Antes de mais nada, parabéns pelo blog. Não sei se ainda está ativo, mas aprendo muito com ele. Minha pergunta é a seguinte: Sabendo que você é um incansável pesquisador caseiro e amante destes insetos, já experimentou alguma vez colocar rainhas de uma espécie em ninhos órfãos de outra espécie? Se sim, qual o resultado? Se houver aceitação poderíamos entender algumas coisas, como o fato da arquitetura das células de cria serem genéticas ou guiadas por feromônios e informações dadas pela rainha. Há estudos sobre isso? Eu nunca vi. Abraços e obrigado

    ResponderExcluir

Comentário aqui: