A pedido do amigo meliponicultor Kleinberg Frota, vou registrar algumas considerações sobre pinturas de caixa racional para abelhas sem ferrão.
Antes de mais nada, informo que estou à disposição para postar sobre qualquer assunto ligado as abelhas sem ferrão, quem tiver interesse em algum assunto específico, basta nos encaminhar e-mail sobre o tema e teremos a satisfação em abordar.
Basicamente, podemos pintar as caixas com tinta acrílica ou com verniz. Há ainda quem pinte com uma mistura de álcool e geoprópolis, dá um certo trabalho mas fica bem legal.
Eu tenho nesses anos utilizado principalmente a tinta acrílica, pela possibilidade de colorir as caixas, geralmente aplico duas mãos de tinta, tomando sempre o cuidado para não deixar pingar tinta dentro, pois o cheiro é muito forte.
É recomendável deixar pelo menos uma semana as caixas secando para reduzir todo o cheiro da tinta, assim não teremos problemas com rejeição pelas abelhas. A pintura das caixas alonga a vida das caixas pois proporciona maior proteção contra sol e chuva, além de reduzir a absorção de umidade na madeira.
Informo apenas que recomenda-se não pintar as caixas para produção de mel orgânico, pois essa é uma exigência das normas para obtenção desse tipo de registro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentário aqui: