Páginas

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Uma raridade...

Estava eu percorrendo a CE - 040 retornando de Fortaleza com destino a Mossoró e a certa altura da viagem parei na comunidade conhecida por Paripueira, zona rural do Município de Beberibe-CE.

Estacionei o carro e ainda mesmo nas margens da rodovia me encontrei com seu Chico que, atualmente, no limiar dos seus 70 anos, é agricultor e residente na localidade desde ainda muito moço.

Após tomar muita água de coco, perguntei ao mesmo se ainda tinha aquelas velhas cabaças que criava algumas Jandaíras seculares:

- Rapaz, das que eu tinha ficou só uma.

Ao fazer cara de supreso me chamou para ver. As fotos estão em péssima qualidade pois fora tiradas do meu celular, fora isso, já estava escurecendo...

Essa é uma das formas mais antigas de se criar abelhas sem ferrão pela humanidade, os primeiros a utilizar esse sistema foram os índios que criavam as abelhas em cabaças, exatamente com seu Chico vem fazendo até hoje.

Naturalmente, como a grande maioria dos pequenos agricultores que preservam a tradição da atividade, seu Chico possui pouco conhecimento de manejo, se limitando a retirar o mel em épocas de floração e capturar algumas colônias na natureza.

Não tive muito tempo para conversar com o mesmo mais em nosso rápido bate papo me informou que naquela região há inumeros meliponicultores que criam Jandaíras em curtiços racionais. Alguns com mais de 30 colônias e produzindo mel de ótima qualidade.


Certamente, pela qualidade da flora da região, não é de se surpreender. Pretendo ainda mês que vem retornar ao local para passar um dia a procura desses famosos desconhecidos....

Mossoró-RN, em 27 julho de 2012.

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão 

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Novidades...

Nunca passei tanto tempo sem atualizar o blog, quero até pedir desculpas aos meus amigos leitores e meliponicultores que sempre acompanham esse espaço que no decorrer desses anos já se tornou uma referência para muita gente que gosta das abelhas sem ferrão.

A distância tem vários motivos que não vale a pena aqui elencar, o que importa mesmo são as novidades e entre essas está a concretizada parceria que os Meliponários do Sertão e Menezes estão desenvolvendo com a Associação Caatinga. Na verdade, a Associação Caatinga é uma organização não-governamental financiada com recuros internacionais e parceira da Petróbras e visa estudar e preservar o surpreendente mundo da caatinga.


Estamos trabalhando juntos para implantar um bonito meliponário que será instalado na Reserva Natural Serra das Almas, que fica situada na região de Crateús-CE. Tudo isso está dentro de um projeto maior chamado "no Clima da Caatinga", apoiado pela Petróbras.

 (Paulino e Railda Machado)
 (meliponário em apartamento)

Ainda na semana passada eu e o Paulo Menezes tivemos a honra de receber os representantes da Associação Caatinga em nossos meliponários. Trata-se da Railda Machado, Engenheira Agrônoma coordenadora do projeto e do técnico da comunidade que está sendo capacitado para cuidar, em tempo integral, das abelhas após a implantação definitiva das colônias por nós.


 (Mesmo na seca, com 5 discos de cria)
(Colônia de Jandaíra no 5º andar)

Os dois ficaram bastante curiosos para conhecer o pequeno meliponário que instalei, com muito sucesso na varanda de meu apartamento. Realmente, até quem é do ramo se surpreende com a novidade que vem dando muito certo.

Logo em seguida nos dirigimos a zona rural para conhecer os nossos meliponários. Tive o prazer de complementar algumas informações que já tinham sido repassadas pelo Paulo a todos eles sobre as nossas abelhas, em especial o cuidado que nós temos em alimentar nossas amigas nos períodos de estiagem, época que estamos passando.

 (caixas com alimentador tipo garrafinha)
 (meliponário da zona rural)
Foi uma manhã muito produtiva, temos certeza que os dois sairam daqui muito felizes pelo que viram, em especial com as lindas colônias que estamos preparando para a Associação, esperamos assim que toda a parte burocrática terminar iniciarmos a parte de instalação das colônias numa das reservas mais bem preservadas do Brasil. 
 (Ótima colônia de jandaíra)
 (Meliponário)
 (Repassando alguns conhecimentos)
 (Abelha uruçu produzindo cera)
 (enxame recém criado)

Caso queiram conhecer mais sobre a Associação Caatinga acessem esse site abaixo: http://www.acaatinga.org.br/ 

Mossoró-RN, em 05 de julho de 2012.

Kalhil Pereira França
Mossoró-RN