Páginas

segunda-feira, 24 de maio de 2010

MEU DIA PEDE MEL!!!!!!


Meu dia pede Mel!!!!

Foi com o slogan da campanha de incentivo ao consumo de mel no Brasil que o Professor Dr. Lionel (USP) abriu as atividades do 2º dia do 18º Congresso Brasileiro de Apicultura e 4º de Meliponicultura, evento grandioso que contou com a presença dos maiores estudiosos da área.



Infelizmente, por problema com a companhia aérea, não chegamos a tempo de participar das atividades do primeiro dia do evento. Tendo inclusive perdido a magnífica palestra da querida Prof. Dra. Vera Lúcia Imperatriz, a respeito dos meliponíneos. Ficamos sabendo que nosso trabalho foi citado pela ilustre Professora, fato esse que muito nos honrou.

Todavia, a perda do primeiro dia do evento foi compensada pela extensa e intensiva participação nas atividades do dia seguinte, logo após o credenciamento eu e os amigos Victor (EMATER-RN) e Paulo Menezes (Meliponário Menezes) fomos visitar a "Cidade das Abelhas", espaço montado fora do Centro de Convenções do Pantanal para servir de ilustração das diversas espécies de abelhas, o espaço também serviu para muitas das oficinas e clínicas de manejo com as Apis meliferas.





Confesso que diante da variedade de espécies, o espaço ficou a desejar com relação as nativas, principalmente pela falta de identificação das espécies que estavam sendo expostas, somente 3 ou 4 tinham alguma etiqueta que identifica a espécie, até mesmo os meliponicultores mais experientes tinham dificultades em identificá-las.




Mas este fato não tirou a beleza do lugar, uma curiosidade foi ver essas três colônias de lambe-olhos em meio a este pequeno campo de girassóis. As casinhas eram o xodó dos visitantes.


Outro destaque interessante foi ver essa colônia de Jataí Africana, confesso que só conhecia a espécie por fotos, mas a forma e o material usado pela colônia me chamou atenção, principalmente a sua agressividade diante de tantos curiosos, pense numas bichinhas valentes, daí o nome africanas, sorte não terem ferrão...


Ainda no período da manhã, participamos de várias palestras, tendo destaque a do Prof. Dr. Osmar Malaspina, Prof. Malaspina, como é mais conhecido no meio acadêmico, é hoje uma das maiores autoridades em estudos toxicológicos no mundo das apis, durante sua aula foi apresentado alguns fatores que vem influenciando no desaparecimento das abelhas e na forma e grau de toxidade de várias plantas.

Outro momento fundamental para a cadeia nacional de meliponicultores foi "Fórum do Meliponicultor", tivemos a participação de grandes nomes da meliponicultura do Brasil discutindo os mais variados assuntos a respeito da atual situação da meliponicultura no Brasil.




Infelizmente todos nós sabemos o quanto as autoridades desse país são omissas para existência das nossas abelhas nativas, todavia, muitas iniciativas já estão sendo tomadas para agregarmos força, principalmente junto a CBA, para um reconhecimento maior da importância da meliponicultura no Brasil.



Enfim, participamos intensamente dos trabalhos acadêmicos que estavam sendo expostos. Todavia, o melhor de todo congresso não foi só o aprendizado que levamos após cada apresentação dos palestrantes, mas sim o fato de ter sido possível rever e conhecer muuuuuita gente.

Um evento desse porte é tanto acadêmico como de confraternização, talvez até mais, era só caminhar alguns passos que você logo revia algum grande amigo meliponicultor ou conhecia alguém, que de imediato já se tornava seu amigo, a meliponicultura tem dessas coisas, sempre está aproximando as pessoas...


Após o almoço reforçado nos dirigimos ao térreo para participar do Curso de Manejo Avançado para Produção de Rainhas de Trigonas.


Para mim esse foi o melhor curso ofertado durante todo o Congresso de Meliponicultura, pois sempre acreditei na curiosa possiblidade de produção de rainhas em trigonas de forma artificial em laboratório. Só não sabia com fazer, agora já sei e vou montar um mini laboratório para tentar desenvolver a mesma técnica usada pelos pesquisadores durante o curso.


Terminada a aula, fomos a feira de négocios, e que feira. Logicamente, como esperado, a apicultura foi destaque na maioria de quase todos os Estand, da cachaça com mel a máquinas e roupas de proteção individual, tinha de tudo, tanto gente vendendo como gente comprado. Saí com a sacola cheia e a carteira vazia. Em négocios a feira superou mais 4 milhões de reais, volume muito além do esperado pelo Sebrae-MT.



Mas a meliponicultura, mesmo pequena, tinha seu belo e seleto espaço. A exemplo podemos mostrar o Estand do Sr. Wilson Melo e do Marco Pignatari, com os produtos da Tubi e as belas abelhas do Meliponário Brasil, respectivamente. O amigo Wilson Melo dispensa comentários, pois é mundialmente conhecido graças a suas maravilhosas abelhas Tubis.

O Marco, figura extremamente simpática e sorridente, é hoje exemplo de empreendedor no ramo da meliponicultra, seu meliponário, com várias centenas de abelhas sem ferrão é destaque na cidade de Franca-SP, onde desempenha o belo trabalho, estou até agora saboreando a maravilhosa caça artesanal feita pelo Marco com mel de Jandaíra. Pense num negócio bom!!!!!! Não sei por que nunca tinha feito isso por aqui, vou ficar rico, rs.


No dia seguinte queimamos o evento e decidimos que não podiamos deixar de conhecer o Belo Pantanal Matogrossense. Vim a Cuiabá e não conhecer o Pantanal é o mesmo que ir ao Vaticano e não conhecer o Papa.

Pois bem, logo cedo partimos em direção a Poconé-MT, cidade pequena que é considerada o berço da exuberância pantaneira. No meio do caminho o ônibus furou o pneu e ficamos a esperar por outro na praçinha da igreja matriz.


Não demorou muito e logo passei a observar várias abelhas nativas visitando uma bela planta que estava a florescer (pata de vaca), eram várias, borás, jataís e uma espécie de frisiomelita que não consegui identificar. Também achei os ninhos, fiquei espantado com a quantidade num mesmo lugar, em menos de 10 min já tinha achado 4 colônias, uma pertinho da outra, isso só mostra a riqueza da biodiversidade da região.




Assim que chegamos na Pousada Rio Claro fomos direto almoçar, o nosso amigo Paulo Menezes não perdeu a oportunidade "tibungou" logo em seguida numa rede, mas também é covardia, comer o Pacú à milanesa com molho de pimenta e oferecer uma rede a um nordestino é o mesmo que perguntar se menino que bala. É tiro e queda.



Após a digestão, fomos conhecer o magnífico Rio que leva o nome da pousada, Rio Claro. Não há como negar, a beleza da biodiversidade do Pantanal e de encher o olhos, a cada metro do passeio era fácil ver a beleza da fauna e da flora local.





Àqueles que não conhecem vale a pena dá uma esticadinha a essa tera tão bonita. Esse é o nosso Brasil, cada lugar mais bonito que o outro.


Já no quarto e último dia do evento, acompanhamos a cerimônia de encerramento que contou com a ilustre participação do Sr. Lucas Martinez, Vice-Presidente da APIMONDIA, evento a se realizar no próximo ano na Argentina.


Tivemos ainda a premiação dos campeões dos concurso do Congresso, entre eles o de maior destaque e emoção foi a premiação ao Apicultor mais antigo do Brasil, a honrosa premiação foi prestigiada ao Sr. Pompílio, o Pompílio, como gosta de ser chamado, é exemplo de amor e dedicação as abelhas, exemplo de vida.


Já quando chegávamos no aeroporto de Cuiabá para retornar a Mossoró-RN, encontramos a Prof. Marilda de malas prontas para passar alguns dias no Pantanal, conversamos rapidamente sobre as abelhas que tinha observado na praça em Poconé e lhe desejamos uma boa viagem.

Em fim, podemos dizer que foi um belo evento que deixará saudades, o próximo encontro nacional será nas Lindas Serras Gaúchas, em 2012, onde certamente, se assim Deus me permitir, estarei por lá para prestigiar um dos mais belos encontros sobre abelhas do Brasil.

att,


Mossoró-RN, em 24 de maio de 2010.

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

5 comentários:

  1. Khalil,

    Maravilhoso o seu relato sobre o Congresso, as fotos estão muito boas e o texto bem gostoso de ler.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Olá Kalhil,

    Estive a ler atentamente o seu relato sobre o Congresso,a ver as fotos, queria agora deixar um comentário, mas...
    não sai nada!!! fiquei mesmo foi sem palavras... chamar FANTÁSTICO ao evento deve ser mesmo muito pouco...

    Um grande abraço

    JPifano

    ResponderExcluir
  3. Espero em breve voltar a compartilhar esses conhecimentos com você, é lógico mais seus do que meus, mas . . .
    muito bom!!!

    ResponderExcluir
  4. Kalhil,

    Parabéns pelo site e pelas fotos. Tudo com muito capricho. Vou "roubar" algumas fotos para minhas aulas. Darei os créditos devidos.

    um grande abraço.

    Malaspina

    ResponderExcluir
  5. Fique a vontade para levar daqui o que quiser!!! Esse material é tando meu quanto seu. É nosso.!!!!

    Kalhil

    ResponderExcluir

Comentário aqui: