segunda-feira, 21 de maio de 2012

Guia de Plantas Visitadas por Abelhas da Caatinga

Segue, abaixo, link do interessante livro " Guia de Plantas Visitadas por Abelhas da Caatinga".


O livro é fruto do trabalho realizado a partir de pesquisas na Fazenda Experimental da UFERSA, em Mossoró, e região. 

Esse estudo visa à conservação da flora nativa e dos seus polinizadores e foi desenvolvido com o apoio e a parceria do Projeto de Olho na Água, da Petrobras e do Cetapis (Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura de Mossoró).

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Navegar é preciso, viver não é preciso

Vez por outra, o Grande Arquiteto Do Universo envia pessoas que veem ao mundo para deixar sua marca. Pessoas que, mesmo rapidamente, fazem de sua jornada pela terra algo eterno, algo que nos mostra que a vida tem outro sentido quando nem tudo é dinheiro.

Uma dessas pessoas foi Israel Kamakawiwo'ole, mais conhecido com o "Braddah IZ", nascido em Honolulu - Havaí, a 20 de maio de 1959, tornou-se um dos maiores famosos Havaianos de toda a história. 



Sendo descedente de uma linhagem pura de havaianos nativos, passou a sua vida a lutar pela indepedência do Havaí e pelos direitos do mesmo, lugar que tanto gostava. Amante do estilo surf de ser, sua voz marcante e suave encantou (e ainda encanta) o mundo imortalizando canções como "Somewhere Over The Rainbow" (Em algum lugar além do arco íris). 

(clique no play para ouvir)

Somewhere Over the Rainbow by Israel Kamakawiwoʻole on Grooveshark

Ainda muito cedo, vítima de complicações respiratórias devido ao seu peso elevado (343kg e 1,88m de altura) faleceu em 26 de junho de 1997. Segundo as lendas havaianas, Braddah IZ encontra-se hoje a viver em cima de todo arco-íris nas praias do Havaí.

(clique para ampliar)




Nas horas vagas, além de cuidar das nossas queridas abelhas, pratico uma atividade que, além de muito prazerosa, me deixa ainda mais em sintonia com a natureza e com as idéias do eterno havaino. Velejar sempre foi pra mim algo muito especial, não só pela questão física provocada pela atividade, mas principalmente pela maravilhosa sensação de liberdade, típica dos esportes radicais.




Vez por outra coloco meus fones de ouvido para ouvir lindas canções como Over the Rainbow pelo mar sem rumo e hora pra chegar, preocupado apenas em curtir a melhor onda, a melhor manobra, o melhor por do sol, a melhor brisa do mar em companhia de golfinhos e tartarugas marinhas. Nessas horas imagino como teria sido bom conhecer o famoso havaiano tocando o seu nostálgico ukelele.






Mesmo já tendo velejado nas mais variadas praias pelo Brasil afora, entrar no mar e curtir tudo que o Kite e a prancha juntas podem nos propiciar é simplesmente mágico. Exatamente como no fílme "Como se Fosse a Primeira Vez", onde a história se repete todos os dias pela eternidade.


 (local das fotos: praia de Pernambuquinho, Grossos-RN)

Bem, hoje é sexta-feira, final de expediente na repartição e mais do que nunca amanhã começa nosso final de semana. Não sei o de vocês mais o meu será como tem sido nos últimos anos, à base de abelhas, praia e muito velejo ao som de Israel Kamakawiwo'ole.

Ahh, e quem quiser saber mais sobre esse esporte tão legal, acesso o blog do nosso amigo Patrik: www.pernambuquinho.blogspot.com.br/

Bom final de semana para todos...

Mosssoró, às 18:00h em ponto, em 04 de maio de 2012.


Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Novas rainhas a caminho...


Dificilmente eu não consigo efetivar uma divisão. Como diz alguns amigos pesquisadores: "você tem a mão boa pra coisa". Não me recordo a última vez que não tive sucesso na formação de uma nova colônia de Jandaíras. Aproveitando o feriado dividi mais 10 colônias e inpecionei algumas que já tinham sido dividas no dia 14.04.2012.

Pra minha grata surpresa constatei a existência de novas rainhas em plena atividade de postura. Ainda na semana passada tinha percebido a existência de postura o que, em tese, já nos garantia a existência de uma nova governadora. Dessa maneira, chegamos, no geral, a um prazo de aproximadamente 15 dias para que os enxames formem novas rainhas. Mas nem sempre tudo acontece dentro desse prazo e as coisas se alongam mais algumas semanas. 



Há de se perceber que nesse processo de desenvolvimento as novas rainhas ainda não estão completamente formadas, ainda são magrinhas e a abdomem ainda não foi completamente alongado, ou seja, a fisiogastria final não foi ainda alcançada. As armas químicas de liderança ainda são bem frágeis e nem tudo é harmonia dentro do enxame.


 
Ainda há uma pequena quantidade de células dos discos doados a nascer, o que manterá o regular nascimento de abelhas mesmo com a baixa postura. Há uma boa quantidade campeiras em quase todas as caixas, não havendo, por enquanto, necessidade de nenhuma intervenção. O sucesso de todas essas divisões se deve principalmente pelo fato da constante alimentação artificial a essas novas caixas. Torna-se indispensável a continuidade dessa alimentação até que a colônia recém formada tenha plena independência e capacidade produtiva.




A minha meta de divisões desse ano é alta, mas devido a seca estou repensando nisso, pois com um maior número de colônias haverá uma maior necessidade de alimentação no perído de estiagem. Mesmo assim a nossa expectativa é gerar lindas novas crias e substituir várias rainhas que já demonstram sinais de velhice. 

É recomendável a substituição das rainhas pelo menos a cada 2 anos, após esse período há uma queda significativa da postura bem como na própria qualidade das crias. Vamos agora esperar para que todas as rainhas se efetivem nos seus novos cargos e reinem em paz e harmonia.


Mossoró-RN, em 02 de maio de 2012.

Kalhil Pereira França
Meliponário do Sertão